Menu

7 atos de gentileza para fazer hoje

Autor: Bianca Franzini

generosidade

 

Gentileza. A pura qualidade do que é amável. A palavra por si só é capaz de transbordar calmaria, generosidade, paz e mais uma infinidade de coisas boas. Pode ser compreendida como um ato de delicadeza praticado em benefício de outras pessoas. Ou, quem sabe, uma forma de carinho, cuidado, atenção e zelo que torna as relações interpessoais mais próximas e menos ríspidas.

Quais são os tipos de instituições sociais no Brasil?

Você já prestou atenção em quantas vezes por dia pratica um ato de gentileza com seus colegas de trabalho, familiares, amigos ou até mesmo com algum desconhecido? São muitas as possibilidades de empregarmos atitudes gentis em nosso dia a dia e, cientes de que essa postura trará apenas bons frutos, que tal praticarmos tais atos com mais frequência?

1. Oferecer (de bom grado e espontaneamente) o seu assento no transporte público para um idoso ou uma gestante, por exemplo, é uma postura singela, porém muito respeitosa e gentil.

2. Simplesmente elogiar o feito de alguém, seja no trabalho ou na vida pessoal, pode fazer toda a diferença. Além disso, demonstra consideração pela pessoa e pelo trabalho realizado.

3. Agradecer. Pela ajuda, carinho, atenção, amor, companheirismo, parceria, conselho, feedback, convite, entre outros.

4. Fazer uso de expressões como “Bom dia!”, “por favor” e “com licença” são gestos simples, porém muito importantes e, por vezes, passam despercebido no dia a dia.

5. Estar disposto a ajudar também deixou de ser comum na sociedade em que vivemos, onde tempo é dinheiro e cada um costuma prestar atenção apenas no ponto que é de seu próprio interesse. Por este motivo, procure estar disponível para colaborar com as pessoas com quem você convive e, mesmo com aquelas que você ainda não conhece bem.

6. Surpreender também é uma forma de ser gentil com o próximo. Quem não gosta de ser surpreendido positivamente seja com uma postura ou com uma solução inesperada?

7. Aguardar o momento certo para dar a sua opinião num debate (seja ela contraditória ou não ao que está sendo discutido) é, acima de tudo, uma postura sábia e respeitosa com as outras pessoas.

Esses são apenas exemplos de formas muito simples de se aplicar a gentileza em nossa rotina. O segredo para fazermos uso dessas posturas de um modo constante e natural é procurar tratar o próximo da mesma forma como gostaríamos que nos tratassem. Se conseguirmos nos abstrair da correria e do ‘piloto automático’ em que nos condicionamos a viver atualmente, há uma grande chance de que atitudes gentis passem a ser mais praticadas e percebidas.

Doação de livros: esqueça um livro por aí!

Faça sua parte! Porque não tentar hoje mesmo? =)

Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/conteudo_414779.shtml

  • diego

    Show, bora fazer o bem!

  • Diego Gomes

    Legal!! Só a gentileza vai mudar o mundo!