Menu

Você sabe qual é o volume de doações no Brasil?

Você sabe qual o volume de doações no Brasil?

 

Apesar de termos a fama de um país hospitaleiro e feliz não somos um país reconhecido por fazer doações e pela capacidade de ajudar os nossos semelhantes. De acordo com a pesquisa feita pela World Giving Index em 2014 e divulgada pelo IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social, o Brasil ficou na 90ª posição em uma lista de 135 países.

Em números absolutos os brasileiros ficam entre os dez primeiros nos três índices: voluntariados, doações e ajudar um estranho. Como somos um país populoso, temos uma baixa representatividade em termos percentuais. Entretanto o nosso país apresentou uma leve melhora em 2013, quando ficamos na 91ª posição.

Em 2009 o Brasil doou US$ 4,3 bilhões, o equivalente a 0,3% do PIB do respectivo ano e tinha o potencial para doar US$ 9,4 bilhões, o que revela que temos um potencial não utilizado.

Mas o que seria necessário para melhorarmos esta situação? Trabalharmos por uma cultura de doação. É preciso relembrar que uma doação ajuda, entretanto não resolve o problema. As pessoas que necessitam de ajuda podem levar muito tempo para sair da situação em que se encontram, podem levar anos e as doações muitas vezes ajudam em alguns dias ou meses.

Por isso é necessário que a ajuda seja constante e que as doações tenham uma certa frequência.

 

LEIA TAMBÉM

Por que ajudamos outras pessoas? Por que doamos?

4 passos para escolher uma ONG que você queira ajudar

Quais são os tipos de instituições sociais no Brasil?

 

Fonte:

http://idis.org.br/world-giving-index-brasil-sobe-uma-posicao-em-ranking-global-de-doacoes/

http://www1.folha.uol.com.br/folha/empreendedorsocial/ult10130u864104.shtml

http://idis.org.br/wp-content/uploads/2014/11/CAF_WGI2014_PT.pdf