Menu

O que é responsabilidade social e qual a importância dela para a sua empresa?

O que é responsabilidade social e qual a importância dela para a sua empresa

 

 

Responsabilidade social, segundo o livro Marketing: relacionamento, qualidade, valor de Mariah Burk Woods e William G. Nichels, “é a ideia de que uma organização deveria olhar além de seus próprios interesses e dar uma contribuição para a sociedade”, ou seja, adotar uma postura por vontade própria, sem estímulo governamental, que promova o bem estar do seu público interno (por exemplo acionistas e funcionários) e o seu público externo (os parceiros da empresa, a comunidade em que está inserida e o meio ambiente que a empresa impacta).

 

O conceito responsabilidade social ganhou três derivações complementares:

 

 

    E qual seria a importância para a sua empresa?

 

A responsabilidade social pode ser adotada como uma estratégia que visa aumentar ou potencializar a rentabilidade e o desenvolvimento da empresa já que o consumidor procura por empresas que adotam tais práticas.

A empresa que pratica ações sociais adquire uma posição de destaque na sociedade em que está inserida, o que ajuda em sua auto preservação. Assim, ela se torna mais conhecida e seus produtos, serviços ganham mais aceitação e visibilidade. Consequentemente isso pode aumentar o número de vendas.

Um case que pode ilustrar este comportamento é o da marca French’s. Brian Fernandez estava em um mercado de sua cidade e notou uma coisa diferente na prateleira de molhos, ele não encontrou o Ketchup da marca Heinz e acabou escolhendo o molho da French’s que era mais conhecida por sua mostarda. Ao olhar as informações ele descobriu que os tomates utilizados para fabricar o molho eram produzidos em sua cidade e isso fez com que ele se identificasse com o produto.

Brian fez um post em seu perfil no Facebook que acabou viralizando e essa informação aumentou o consumo do molho, resultando em um aumento de 3 vezes a produção da French’s. Coincidência ou não, a Heinz fechou uma empresa com sede nesta cidade no ano de 2014 causando a demissão de 800 funcionários.

Casos assim demonstram o impacto da empresa na cidade onde atua e a importância de se adotar ações de responsabilidade social.

 

Não seria a hora da sua empresa pensar com mais cuidado sobre este tema?

Fontes: http://www.responsabilidadesocial.com/o-que-e-responsabilidade-social/

http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=7992

http://www.portal-administracao.com/2014/07/stakeholders-significado-classificacao.html

http://www.faap.br/revista_faap/revista_facom/facom_17/silvio.pdf

http://revistapegn.globo.com/Empreendedorismo/noticia/2016/03/como-um-deslize-da-heinz-triplicou-producao-da-sua-concorrente.html