Menu

Me dá um abraço? Uma ação que ganhou o mundo

Autor: Bianca Franzini

abraço

 

Qual é o valor de um abraço? Esse ato de carinho, atenção e conforto não tem preço, e, em determinados momentos da vida, é a coisa mais valiosa que se pode dar a alguém.

Doação de livros: esqueça um livro por aí!

Como seria a comemoração de uma nova conquista, a recepção a um amigo querido ou o apoio num momento de tristeza, senão com um grande abraço? O australiano Juan Mann, criador da campanha “Free Hugs” é partidário dessa ideia. Em 2004, após voltar para sua cidade trazendo na mala um monte de problemas pessoais pensou numa forma de se sentir melhor e saiu nas ruas de Sidney com uma placa que dizia “Abraços Grátis”. Não demorou muito e uma senhora, comovida com o pedido, parou para abraçá-lo.

Mães da Sé – Procurando ajuda

O objetivo do movimento era alegrar e incentivar as pessoas abraçadas a fazerem o mesmo com outros. Após um certo período a polícia junto com o concelho da cidade pediram para encerrar o movimento , pois na possibilidade de alguém se machucar enquanto alguém era abraçado, a prefeitura poderia ser passiva de um processo. Mann se uniu com seus amigos e criaram uma petição com mais de 10.000 assinaturas conseguindo a permissão para continuar com o movimento nas ruas de Sidney,

A campanha transformou-se num movimento social com um único objetivo: oferecer abraços grátis às pessoas para alegrá-las e incentivá-las a participar dessa “corrente do bem”.

Em setembro do mesmo ano, Mann, incentivado pelo sucesso da campanha, resolveu oferecer um abraço a Shimon Moore (lí­der da banda Sick Puppies). Quando questionado sobre o motivo que o levava a continuar com a campanha, Juan respondeu que fazia aquilo “porque gostava de deixar as pessoas felizes”. Moore não apenas aceitou o abraço, como acompanhou Juan por dois meses para realizar algumas filmagens do movimento em diferentes lugares de Sydney.

Quais são os tipos de instituições sociais no Brasil?

O movimento Free Hugs tornou-se conhecido internacionalmente em 2008, devido a um videoclip no YouTube da banda Sick Puppies. Após a morte da avó de Mann, Shimon Moore decidiu criar um clipe utilizando as gravações captadas naqueles dois meses, acompanhado da trilha sonora “All The same”. Moore enviou o clip de presente para Mann em um CD escrito “isso é o que você é”.

Durante o período de edição do vídeo, os demais integrantes da banda sugeriram que ele o colocasse no YouTube. Dois dias depois, o vídeo já tinha sido assistido mais de 250 mil vezes no site. Essa história nada mais é do que um exemplo de uma bela amizade e do poder de um verdadeiro abraço.

Site oficial da campanha: http://freehugscampaign.org/
Fonte: http://atrevida.uol.com.br/arrasa/tudo-de-bom/conheca-o-movimento-free-hugs/140